Tudo o que você precisa saber sobre transcrição


Você sabe o que é transcrição? Esse é um serviço muito útil — em especial para empresas, que possibilita que todos os registros falados sejam guardados e acessados de forma fácil. Reuniões, conferências, palestras, eventos e qualquer outro tipo de comunicação oral pode ser transcrita. 
O processo de transcrição é trabalhoso, exigindo muita atenção para que nenhuma palavra seja entendida de forma errada. Além disso, toda transcrição deve ser literal, para registrar exatamente o que foi falado.
Interessado? Para entender melhor este serviço e a importância que ele tem para o mundo corporativo, continue lendo este post!

O que é transcrição?

Basicamente, trata-se da prática de registrar, por escrito, tudo aquilo que foi falado em um evento ou situação específica, a partir da decupagem de uma gravação. A conceituação é bastante simples, mas o serviço em si, quando feito de maneira séria e profissional, requer muito trabalho
É preciso, antes de tudo, providenciar uma boa gravação daquilo que se quer transcrever. Afinal de contas, um áudio malfeito pode comprometer a audição — a troca de uma única palavra já pode significar alterar todo um contexto, por exemplo. Portanto, não é possível transcrever se qualidade de áudio. 
De posse do arquivo de áudio, o profissional da transcrição deverá ouvi-lo e passar para “o papel” tudo aquilo que foi falado. Se o cliente preferir, ele pode suprimir vícios de linguagem, repetições e outros aspectos superficiais da fala humana, para “limpar” o texto. Mas a ideia, de forma geral, é ser o mais exato possível e registrar exatamente tudo como foi dito. 
A transcrição será, então, um texto com a fala, que poderá ser utilizado posteriormente para diversos fins. No próprio cotidiano de uma empresa, ela pode ser bastante útil.
Atualmente, vale ressaltar, é possível encontrar softwares que fazem transcrições. Contudo, mesmo que ofereçam muita precisão e confiabilidade, eles não conseguem substituir o ouvido humano e sua percepção de detalhes e particularidades da fala. 

Qual é a sua importância para uma empresa?

Imagine que você marque uma reunião, mas parte da equipe acabe se ausentando. Assim oferecer a transcrição do áudio dessa reunião é uma boa alternativa para deixar todos a par das discussões e decisões, de forma rápida e prática. 
Além disso, ela também serve como registro e arquivo. Uma teleconferência, por exemplo, depois de transcrita, poderá ser consultada facilmente. Aliás, é muito simples localizar algo dentro de um texto escrito por meio de uma palavra-chave. O que torna a transcrição muito mais fácil de ser conferida posteriormente do que o próprio arquivo de áudio. 

Quem pode fazer transcrições?

É possível encontrar profissionais de transcrição que atuem de forma independente, ou ligados a agências de tradução que ofereçam esse serviço, muitas vezes, até em mais de uma opção de idioma. 
O importante é encontrar um profissional com experiência, para realizar uma transcrição confiável e com agilidade. Mesmo que essa profissão não seja regulamentada, é possível localizar transcritores de muita qualidade e excelência no mercado. 
Enfim, agora que você entendeu o que é transcrição, ficou mais fácil entender a importância desse serviço para empresas, certo? Como vimos, sua aplicabilidade é vasta, a depender de cada cenário e rotina das empresas.
E aí, gostou do post? Então, que tal assinar nossa newsletter e receber todos os próximos conteúdos que preparamos diretamente na sua caixa de e-mails?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog